ENGIE reforça compromisso pela igualdade de género

A ENGIE assumiu há mais de uma década um forte compromisso na promoção da diversidade e igualdade de género. No Dia Internacional da Mulher, relembramos que o objetivo é reforçar esta ambição de alcançar a paridade nos cargos de gestão em 2030.

Impulsionado pela missão de agir para acelerar a transição energética para uma economia neutra em carbono, o Grupo ENGIE assume o compromisso de responder não só aos desafios das alterações climáticas, mas também sociais. O objetivo de ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta implica acompanhar as mudanças na sociedade, com o propósito de otimizar a criação de valor para todos os envolvidos.

Nesse sentido, a ENGIE tem vindo a promover políticas e iniciativas que se traduzem em indicadores cada vez mais positivos na promoção da diversidade e igualde de género que têm sido amplamente reconhecidas no seio do Grupo. Estes objetivos espelham-se numa política estruturada, medida por indicadores concretos. Aliás, a paridade na gestão é um dos indicadores-chave não financeiros monitorizados pelo Grupo.  

Este compromisso foi também formalizado nos 19 novos objetivos de Responsabilidade Social e Ambiental definidos para 2030, que estão em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

 

Política ambiciosa

A política implementada há mais de dez anos na ENGIE permitiu o desenvolvimento de uma cultura de diversidade e igualdade de género que é compartilhada pelos colaboradores do Grupo. A nova Comissão Executiva da ENGIE, liderada pela presidente executiva Catherine MacGregor, inclui quatro mulheres (36%).

Em termos de paridade de género, o Grupo pretende aumentar a proporção de mulheres em cargos de gestão para 50% até 2030. Em 2019 este indicador situava-se nos 23,5% e em 2020 nos 24,1%. Para alcançar este objetivo, a ENGIE vai continuar a desenvolver ações que assegurem uma maior representatividade das mulheres dentro do Grupo.

O Grupo está a implementar uma ambiciosa política de Responsabilidade Social Corporativa e Recursos Humanos para estruturar, medir e implementar ações concretas destinadas a ajudar as mulheres a progredir em todas as entidades do Grupo.

A ENGIE também está empenhada em promover o lugar das mulheres nas competências técnicas e digitais, que são uma fonte promissora de empregos. Também estamos comprometidos na luta ao sexismo e à violência contra as mulheres. Uma luta de todos os dias, reforçada num Dia dedicado a evidenciar os compromissos assumidos e as ações alcançadas ao longo do último ano.

 

Números-chave alcançados em 2020:

  • 29,9% de mulheres em cargos de topo em 2020
  • 25,4% de nomeações para cargos de gestão de topo
  • 34,9% de mulheres na categoria de "alto potencial"
  • 4 mulheres na Comissão Executiva do Grupo (36%)
  • 25% de recrutamento de mulheres nos programas de “Work-Study” promovidos pelo Grupo